Como surgem as tendências

   Pense rápido: o que está na moda agora? Quem você já viu usando? Você usaria? As respostas para todas essas perguntas você encontra através de um clique no Google ou hashtags no instagram. Saber usar as mídias digitais ao seu favor é a maior ferramenta para pesquisar novas tendências. 

   Nas décadas de 80/90 e inicio do ano 2000 o Birô de moda (livro utilizado por lojistas/estilistas para consulta de tendência) com muitas fotos do street style, desfiles internacionais, cartela de cores e alguns desenhos técnicos, era impresso e facilitava a vida dos profissionais que trabalhavam criando e desenvolvendo produtos de moda. 

   O birô de moda é uma versão brasileira do termo bureau, uma palavra de origem francesa que significa: escritório, estúdio de criação. Muitos dos caçadores de tendências que eram contratados para desenvolver os bureaus na Europa e EUA, tiveram que se reinventar. Antigamente esse material era oferecido em forma de serviço com assinaturas anuais e mensais. O preço para ter em mãos um birô de moda era muito alto. Com a chegada da era digital o serviço passou a ser oferecido em sites como WGSN que migrou do impresso para o digital. 

   Se você assim como euzinha, fez uma faculdade de moda no ano de 2009, deve ter uma lembrança que o acesso on-line as tendências foi evoluindo com a chegada do Facebook e Instagram. 

 As blogueiras/influenciadoras foram responsáveis em compartilhar novas tendências com fotos de look do dia, acesso a primeira fila dos desfiles das grifes de moda internacionais. Agora nesse momento na sua timeline do IG existe alguém que você segue e está fazendo a sua própria tendência.

Fonte: instagram.com/pablo.rochat - Como nasce uma tendência.
     
Fonte: instagram.com/pablo.rochat - Como nasce uma tendência.

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