O que eu aprendi sendo uma profissional freelancer.

by - domingo, abril 14, 2019

  Euzinha, comecei o ano de 2019, fazendo uma peneira na minha vida profissional. Encerei o serviço de freelancer que ofereço (Assessoria em Marketing de Moda / Mídias) para algumas marcas, depois de perceber como estava sendo sobrecarregada com horas extras de muito trabalho e pouco sono.

   Acredite os profissionais que são freelances, trabalham muito, nós não temos hora certa para almoço e quando recebemos uma ligação com um pedido de urgência, depois do horário comercial, perdemos todos os direitos de descansar pois somos praticamente obrigados a viver como alguns gestores de empresas acham ser normal (uma vida aonde o profissional, está acima de tudo) sem férias, sem vida pessoal e etc.... 



   Será que vale a pena, viver assim? Uma vida sem projetos pessoais, sem lazer, sem viagens, só muitooo trabalho. Aonde fica a qualidade de vida? Depois de questionar essas e muitas outras perguntas, aprendi a dizer não!



   
   O Cansaço mental me fez entender que já estava passando da hora de tomar algumas decisões importantes. A primeira seria fechar o ciclo com as marcas que possuem um mix maior de produtos e não estavam me ajudando a evoluir como profissional. Fazendo isso eu consegui, ganhar muitas horas extras, podendo focar nos meus projetos pessoais, aqueles que durante anos deixei jogados, dentro de uma gaveta para ajudar a construir os sonhos de outras pessoas.

   Você deve estar achando que estou rica, nadando em dinheiro, por que estou dispensando trabalho num é? 



     Só que não. Essa decisão foi muito bem planejada, assim como tudo que faço na minha vida. O planejamento é uma palavra de extrema importância, para um profissional Freela que precisa se adaptar, as mudanças e sobreviver com dignidade na era da aceleração.

  Não é fácil encerar ciclos, principalmente quando se ajuda a construir uma Brand, investindo tempo, conhecimento e muito amor. Hoje eu entendo o principal significado da palavra GRATIDÃO, reconheço a confiança que muitos empresários colocaram nas minhas mãos, pois consegui, transformar os desafios em resultados sólidos.  Sim, continuo trabalhando com o que eu adoro, só que de forma moderada, hoje tenho um pouco de tempo, já consigo cuidar mais do meu corpo e mente, para ampliar o meu conhecimento, focando sempre na evolução.


   Vou listar aqui algumas dicas valiosas que aprendi ao longo dos anos sendo uma profissional freelancer, tenho certeza que será de grande utilidade para você que trabalha com metas e curtos prazos.

1- Estabeleça os horários, seja transparente, explique como funciona o seu trabalho. Dessa forma você saberá de cara se o contratante é uma pessoa flexível e consegue entender que acima de tudo, você procura qualidade de vida para trabalhar mais em casa, estudar, viajar e etc.



2 - Quando você é um freela, sua capacidade de trabalhar para muitas empresas é algo 100% real, porem existem pessoas que duvidam dessa agilidade. Sempre que alguém contratar o seu serviço, mostre a ela o que você já faz em alguma empresa. Fazendo isso o contratante passa a acreditar que você é uma pessoa com muita experiência e ocupada, pois trabalha para outras marcas. 

3 - Apenda a economizar tempo, planejando com muita antecedência os conteúdos, fotos, eventos, estrategias e etc. Exemplo se a marca trabalha com coleção mensal você precisa fazer a produção das fotos sempre um mês antes. Quando a marca trabalha com lançamentos semanais é importante saber quais produtos vendem com facilidade. As vezes a marca pode produzir poucas peças e não adianta publicar a foto de um produto se o mesmo não tiver disponível para vendas. 



4 - Tenha sempre dois aparelhos de celulares. Euzinha consegui dividir todos os meus contatos pessoais dos profissionais. Fazendo isso evitamos que aquela amiga ou familiar ache que você passa o dia online, quando na verdade você está trabalhando ou resolvendo mil problemas, seja no whatsapp, messenger ou skpe.




5- A ultima dica é um conselho que eu considero o melhor de todos, saiba o momento certo de encerrar um ciclo e começar algo novo. Não tenho medo do desconhecido, aposte o seu felling. Você não precisa chegar em uma empresa para mudar tudo. Tente criar uma receita que possa ser copiada por muitos. As inspirações são como as tendências elas podem virar moda e durar décadas.

You May Also Like

0 comentários